segunda-feira, 9 de março de 2009

carros, carros, carros.

Em Brasilia o transporte publico é uma porcaria. Fato! Por isso, temos carros, muitos carros! Eu sou uma.

Hoje eu estacionei no Setor Comercial Sul as 7:50 da manha. Estava relativamente tranquilo. Muitas pessoas começando a chegar neste horario por la. Quando eu voltei, alem de nao existir mais vagas, todos haviam decidido estacionar atras dos carros que estavam nas vagas. Eles tiram o freio dos carros ou deixam as chaves com os flanelinhas, quando nao os dois ao mesmo tempo. Alem desse ser um cara muito corajoso, é muito folgado! Eu que fiquei la de salto empurrando o carro para conseguir sair.

De la, voltei pra casa, almocei e voltei a resolver coisinhas na rua. Precisava ir ao cartorio reconhecer firmas. Fui la e ja imaginava que ia colocar meu carro em um estacionamento privado. Pura ilusao! Os estacionamentos privados estavam lotadasticos e nao me restou soluçao e estacionei em cima de uma area verde (vergonhoso) instruida por um flanelinha. Fui correndo ao cartorio e voltei correndo.

Depois disso, fui ao conic. Por muita, muita, muita sorte encontrei uma vaga logo quando eu chegava naquela regiao da cracolandia, onde rola as festas de musica eletronica nos finais de semana. Comprei uns doces e fui no Setor de Tribunais Sul que fica perto ali do BACEN e da CAIXA. Demorei 30 minutos para encontrar o TRF devido a impossibilidade de dirigir em uma velocidade normal. La haviam muitos carros estacionados de forma irregular dos dois lados de uma maneira que deixam so um espacinho para vc tirar um fininho de vez em quando. Alem disso, muitos outros motoristas impacientes passavam por cima de mim pelo fato de eu as vezes andar um pouco mais devagar por procurar um endereço. Quando eu finalmente achei, olhei e pensei: vou passar ai outro dia.

Dai comecei a pensar em onde deixar o carro nesta proxima ocasiao. Cheguei a conclusao que o lugar perfeito seria a plataforma de cima do conic. Perfeito mesmo! Poderia estacionar tranquilamente e ir andando debaixo desse solzinho de Brasilia ate o Setor de Tribunais. Nao seria tao doloroso. Mas mesmo assim teria um problema: os flanelinhas. Bicho, flanelinhas de Brasilia sao terriveis. Eles fazem um curso de marketing criminoso inacreditavel: prospectam o cliente, os retem e depois ainda cobram taxas criminosas ou arranham e acabam com seu carro. Os flanelinhas so prestam se vc for de vez em quando na regiao. Ai vc joga umas moedinhas na mao do figura e se manda voado, antes que seja tarde demais! Tem flanelinha no SCS que chega a ganhar ate 5.000 reais por mes. Acredite!

Hj quando saia do SCS dava uma carona para a Carol, uma amiga formanda em matematica na UnB que faz treinamento comigo. Ela me disse que nao dirigia e achava isso mto ruim. Eu argumentei imediatamente que ter carro nao é bom! Vc tem que passar metade da sua vida pagando o financiamento, paga imposto caro, nao tem vagas publicas pra estacionar, o flanelinha fica mendigando algumas notas maiores de reais, vc se estressa, pode sofrer acidentes, tem que ter seguros e estacionamento privativo é um roubo. É uma merda!

Tudo isso meu pai me falou que iria me acontecer e sempre reclamou do fato de todo mundo ter um carro hoje em dia. Sempre disse que o mundo nao iria suportar isso. Hoje, entendo-o perfeitamente. Mas como reconhecer nao é tudo, tenho que tomar uma atitude. A minha sera de largar o carro aos poucos.

Alguem precisa fazer isso e neste caso essa pessoa precisa ser eu. Nao suporto mais o transito, os motoristas e os abusos!

Miss Gloria

Um comentário:

Paola disse...

Quer largar o carro? Vem morar na Holanda. Bike para ir pro trabalho, pra balada (esse e o melhor, porque voce pode beber o quanto quiser), pra fazer compras (neste caso voce tem que descolar uma bolsa de bike, como eu fiz), bike para "viajar" pras cidades vizinhas! Tudo de bom =)