terça-feira, 9 de dezembro de 2008

BANDAS BRASILEIRAS NO SXSW

Desde que saiu a lista das bandas selecionadas pro SXSW do próximo ano, muitas bandas têm entrado em contato com a gente para tirar dúvidas a respeito de como chegar lá, marcar shows e saber como as coisas funcionam. Resolvi então escrever um texto "receita de bolo" explicando o que normalmente ninguém sabe.

Enfim, para começar, nada melhor que entender culturalmente como as bandas, as casas, os produtores e o público se comportam.

A começar pelos produtores. Eles são completamente acessíveis. Produzir noites e ter novidades é o trabalho desses caras. Portanto, não tenha medo de mandar um email e nem de pedir cachê. Na cultura americana é bem aceitável também que todos recebam pelo seu trabalho. Tocar em uma banda é um trabalho respeitável, para eles. ^^

As casas: bandas menores, que não são bem conhecidas, recebem algo em torno de $200 dólares. Isso não quer dizer que não se pode receber mais ou muito mais. Depende de cada casa e evento. As casas não disponibilizam o Backline. Ou seja, as casas só têm microfones, DIs, PA, Retornos, mesa de som e técnico de som (se vc não tiver). Eles não tem cubo de guitarra, baixo, bateria. Vou explicar porque e como funciona mais adiante.

O público: os americanos são super abertos às novidades. Para mim, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. It´s ok. Everything´s gonna be cool! hihi.

Banda: essa é a parte mais interessante porque só entendemos quando estávamos lá há quase 3 semanas! As bandas americanas compram uma vã e colocam nela bateria, guitarra, teclados, baixo, cubos e tudo mais que a banda necessita. Elas entram na vã e cai na estrada fazendo sua tour. Se em um show tem 3 bandas. A primeira monta tudo, faz um check, toca, desmonta. A segunda banda sobe e monta seu backline completo, check, toca e desmonta. O mesmo faz a terceira banda. Cada banda toca em sua própria bateria, cubos de baixo e guitarra, teclados e o que mais for. Isso acontece porque cada banda gosta de usar seus próprios instrumentos e fazem muita questão que isso aconteça.

Quando estávamos em Tulsa saimos para comer com os produtores da noite e perguntamos porque as casas não disponibilizam o backline. Um deles me respondeu que não teria problema nenhum em comprar um backline para deixar na casa, mas não funcionaria porque as bandas não iriam usar porque preferem usar seus próprios instrumentos. Interesting, huh? Realmente, usar seus próprios instrumentos e soar sempre igual sempre é o que todo mundo quer.

Vistos

Se vc vai pra tocar tem que ter visto de trabalho. Para ter o visto de trabalho as vezes precisa de um agente americano.

Se chegar nos EUA e dizer que foi para tocar sem o visto de trabalho, vc volta para o Brasil. Não há de que reclamar!

Como marcar sua própria tour.


1. Se a banda é grande e tem bateria acústica, alugue uma vã. Se for como a gente, rola avião e ônibus. Compramos 12 passagens aéreas por 700 REAIS. É barato viajar pelos EUA. A desvantagem de viajar de avião é o cansaço de sempre ir pro aeroporto e os custos altos de taxi. Mesmo sendo uma banda pequena a parte menos cansativa foi viajar de carro entre o Texas e Chicago.

2. Tenha um mapa em mãos e decida onde começar e onde terminar a tour. Determine os dias que vc ficará por lá também.

3. Escolha um trajeto. Muitas bandas escolhe uma das costas e fazem de cima pra baixo ou de baixo para cima passando pelo Canadá.

4. Os melhores shows podem ser nas grandes cidades, mas em geral são nas cidades pequenas. Andy Warhol elogiou a turnê americana dos Sex Pistols por começar por Pittsburg por ser uma cidade pequena onde os jovens não tem muitas opções e muito o que fazer. Nossos melhores shows nos EUA foram em San Francisco (cidade relativamente grande da California) e em Springfield do Missouri, cidade mto mto mto pequenininha.

5. Procure as casas no Myspace e no google. Esses são os grandes oráculos do nosso tempo e devemos um certo respeito. Nessas horas, eles só dão alegrias! hehe.

6. Procure bandas da cidade que pretende tocar e do mesmo estilo que o seu e analise o tipo de casa que tocam ou até mesmo procure as mesmas casas. Quase sempre eles tem myspace e homepage.

7. Algumas casas não agendam pelo myspace. Se tentar vc pode até mesmo se queimar. Melhor dar uma lida no myspace e ver o endereço de Booking.

8. Escrever no email que está indo tocar no SXSW garante o interesse de muitas casas. Procure fazer uma boa pesquisa e mandar mtos emails!

9. Ah, e não esqueça do Merchandising, como aconteceu com a gente. As bandas fazem muito dinheiro com isso por lá.

10. Se alugar um carro, alugue tb um guia eletrônico. Foi uma dica que recebemos e foi bem útil para a gente1

11. Ninguém vai pagar sua hospedagem. Aconteceu uma única vez com a gente isso nos EUA. Normalmente ninguém faz isso não! São 3, as opções: muitas bandas dormem em vãs dentro do estacionamento do Wallmart, por exemplo, ou outro tão seguro quanto; dorme na casa de algum amigo como fizemos em algumas cidades como San Francisco, Springfield e Nova Iorque; também pode dormir nas econolodge ou outros hotéis baratos que existem em milhões por lá.

12. Em tour, procure comer bem. A falta disso nos fez ficar super doentes na semana do SXSW. Por isso, fiquei de cama um dia do festival mais louco e perdi atrações incríveis!

Boa tour! =*

Nenhum comentário: