domingo, 2 de novembro de 2008

Galois Fest

Ontem fui jurada do Galois Fest.

A maioria das bandas tinham bastante técnica, mas faltava referência musical.

Eram 12 bandas. 4 eu dei nota baixíssima por plágio. Uma coisa que não sou conivente é plágio. Era plágio nas letras e na sonoridade. As que peguei dei a nota mais baixa possível. Tinha uma banda que fez o plágio descarado do superquadra. O nome da música era SQN e a banda se chama Planktons. O tema da letra é simplesmente o mesmo da Superquadra e as vezes as frases tinham palavras que só mudavam de lugar!

Umas duas ou três bandas dei nota baixa pela hipocrisia. As suas letras falavam de desigualdade social e pobreza. As letras eram cópias de outras bandas que falam do mesmo tema e elas ainda não acrescentaram nada. Era a mesmíssima coisa, totalmente sem criatividade, uma das categorias. Algumas bandas para mim foram melhores mesmo que não tocassem horrores. Acho inclusive que teoria musical atrapalha quando em excesso. A sua completa falta também é complicado.

No primeiro caso eu coloco o Fator RH. Eles tocam muito, muito bem. Provavelmente são grandes músicos, mas tem referência musical ZERO. Essa banda não passa de "grande técnica musical + micarecandanga". "Oooooo... o Fator RH chegou". Cantavam isso. Não era a música a ser avaliada, mas só pra se ter uma idéia do que rolou.

A banda que ficou em terceiro lugar, Balaio de Maria, teve uma nota baixíssima na minha planilha. A letra era ruim e a menina gritava muito, na tentativa de ganhar mtos pontos. Comigo perdeu. Isso é cafona, gente! Ela ganhou, mas fiquei satisfeita com o fato de Deuses da Kaaba ter levado o primeiro lugar. Eles mereciam. Tiraram 10 no dever de casa! =D

Ontem optei por dar maiores notas àqueles que podem fazer mais. Preferi não ser conivente com a maioria das bandas que tocavam demais e não tinham referências musicais. Tocar demais é técnica. Qualquer um que entrar em uma escola de música que vai aprender a fazer isso. Ter referência musical é mais difícil. O cara tem que pesquisar, estudar (coisa que músico não gosta de fazer, afinal pra ele escolheu música?), ter bom gosto, noção. O segundo é o que eu classifico como o mal de Brasília e do Brasil inteiro. O que tem por aqui de falta de estética e conceito é de chorar.

Nenhum comentário: